20.6 C
Osasco
23 de setembro de 2020
Araçariguama

Casa do Cidadão recebe o “Plantão da Biometria”

Foto – Rutty Baxtton

         Em auxílio ao cartório eleitoral de São Roque, a Casa do Cidadão de Araçariguama realizou no sábado (09), das 9h às 13h, mais um plantão da Biometria. A ação foi uma oportunidade para o eleitor realizar seu cadastro obrigatório.

           Todos os eleitores, incluindo os de voto facultativo, como aqueles com idade entre 16 e 18 anos precisam realizar o cadastramento. Pessoas com idade acima de 70 anos ou mais, somente se desejarem continuar votando.

            A identificação biométrica envolve a coleta das impressões digitais dos dez dedos, fotografia e assinatura digitalizada de cada pessoa, além da atualização dos dados constantes no cadastro. O processo todo leva cerca de 15 minutos e não tem custo para o eleitor.

            Quem não fizer pode ter seu título e outros documentos cancelados, além da perda de uma série de direitos.

             Com o título cancelado, o eleitor fica impedido de obter passaporte, inscrever-se em concurso público, assumir cargo ou função pública, renovar matrícula em estabelecimentos oficiais de ensino, obter empréstimos em caixas econômicas federais e estaduais e até mesmo receber salário (em caso de servidor público), entre outros impedimentos.

              Quem ainda não realizou sua biometria, deve comparecer na Casa do Cidadão (Rua Santa Cruz, 217, Centro), das 8 às 17h, de segunda à sexta-feira, munido de documento oficial de identificação com foto (RG, carteira de trabalho ou carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal), comprovante de residência recente (contas de água, luz, telefone, celular, bancárias), certificado de reservista (para jovens do sexo masculino, a partir de 18 anos) e o título de eleitor (se tiver).

Posts Relacionados

Sistema de monitoramento auxilia na prevenção dos crimes

Joseane Martins

Direito de Resposta; Dr. LUIS CLAUDIO PITANÇA ALCÁNTARA

Redação

Prefeitura anuncia construção da nova escola Jorge Amado no Jardim Brasil

Joseane Martins

DEIXE UM COMENTÁRIO