20.7 C
Osasco
10 de dezembro de 2019
Araçariguama

O “Dia D” da vacinação contra o Sarampo em Araçariguama foi um sucesso

Imagem – Guilherme Rocha(secom)

No último sábado (14) a Prefeitura de Araçariguama, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e com o apoio da Vigilância Epidemiológica, realizou o “Dia D de Vacinação contra o Sarampo”.

A intensificação ocorreu na UBS Terra Baixa e na UBS 3(Santa Cruz), e atendeu mais de 330 pessoas, que estavam com a vacina do sarampo pendente. O “Dia D” serviu para atualização das carteirinhas de vacina que estavam em atraso, conforme o calendário nacional de imunização.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, mas que pode ser quase completamente evitável quando as pessoas recebem as duas doses recomendadas da vacina, diz a OMS. A vacinação continua a ser a forma mais eficaz de prevenir a doença, reforça a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Quais são os sintomas da doença? – Coriza, tosse, conjuntivite e febre (igual ou maior que 38ºC). Poucos dias depois, a febre fica mais alta (maior que 39°C) e aparece o exantema ou rash (“grosseirão no corpo”, com manchas vermelhas que começam geralmente no rosto e na parte de trás das orelhas e pescoço). Essa fase pode durar até cinco dias, mesmo período em que a febre começa a abrandar.

Posts Relacionados

Fundo Social de Solidariedade inicia preparação do Projeto Natal Espetacular em Araçariguama

Jefferson Rolemberg Dias

Araçariguama está entre as 10 cidades que contará com atendimento do Centro de Diagnósticos de Barueri

Redação

Prefeitura inova mais uma vez com Sessões de Licitações transmitidas ao vivo

Joseane Martins

DEIXE UM COMENTÁRIO