19.1 C
Osasco
22 de agosto de 2019
Néo Correa - Viagens e Turismo Opinião Viagens

Amsterdã – A capital das bicicletas

Não à toa, que várias cidades pelo mundo buscam a Holanda como referência para implementar políticas de transporte sustentável, com foco na utilização das bicicletas.
Mas por que Amsterdã é a capital das bicicletas?
Amsterdã é mundialmente conhecida pelo uso das bicicletas e essa fama não é à toa, estima-se que ao todo a Holanda tenha aproximadamente uma bicicleta, para cada um dos seus 16 milhões de habitantes.

Segundo diversos estudo realizados pelo mundo, três cidades holandesas – Amsterdã, Utrecht e Eindhoven – estão entre as cinco melhores do mundo para se pedalar.

 

 

Resultado de imagem para ciclistas na holanda

Segundo os holandeses, a paixão por pedalar não é algo que veio com o DNA desse povo. Na verdade, foram feitos investimentos importantes para estimular o uso desse tipo de transporte. Já na década de 70, o governo começou a construção de ciclovias. Hoje são mais de 760 km delas atravessando a cidade. Só perto da estação central de trem, há estacionamento para 10 mil bikes.

Resultado de imagem para ciclistas na holanda

Como todos sabem, Amsterdam é uma das cidades européias onde a bicicleta é o meio de transporte mais utilizado por seus habitantes.

A cidade inclusive é própria para isso.

É tudo muito plano e tem ciclovias largas por todas as partes, com sinalização e semáforos.

Resultado de imagem para ciclistas na holanda
Mas essa paixão entre os holandeses e o veículo de duas rodas não surgiu de um dia para o outro. Tudo começou após o final da Segunda Guerra Mundial, quando as indústrias automobilísticas começaram a se desenvolver com mais força e as pessoas começaram a adquirir automóveis e a gerar um trânsito caótico, já que a cidade não era planejada para o volume de carros.

Quando o preço do petróleo subiu muito, por volta da década de 70, o governo criou uma política de incentivo ao uso da bicicleta e proibiu que carros circulassem aos domingos. Com isso, as pessoas voltaram a se readaptar a rotina com as bikes e deixar os outros meios de transporte um pouco de lado.

Hoje a bicicleta é quase um estilo de vida, assim ela e os holandeses são inseparáveis. Os turistas que visitam Amsterdã conseguem alugar uma magrela por cerca de 10 euros ao dia e ainda aproveitam pedalando pelas margens dos canais e sobre as várias pontes e pontos turísticos da cidade.

Fonte: Webventure.com.br

Imagem relacionada

 

Posts Relacionados

Histórias do Velho Vamp: Os “santinhos” do Morumbi

Vampeta

Navio Soberano: saiba tudo sobre a travessia para a Europa!

Néo Correia

DEIXE UM COMENTÁRIO