18.9 C
Osasco
27 de junho de 2019
Carreiras e Negócios

Os cargos e suas respectivas funções na área administrativa

Algumas pessoas, principalmente os que estão iniciando a carreira ou migrando para a área administrativa, possuem dúvidas e curiosidades com as funções realizadas por alguns cargos existentes na área administrativa. Irei mencionar apenas os cargos mais comuns, aos quais eu já percebi no mercado de trabalho, descreverei os cargos e suas respectivas funções encontradas na área administrativa:

Presidência/Diretoria: Responsáveis pela definição das estratégias da organização e por todas as áreas inseridas nela, fazem parte do topo da pirâmide, as decisões realizadas pela diretoria possuem grande influência na organização, impactando principalmente no rumo e no alcance dos objetivos traçados para a ela;
Gerência: É o elo de ligação entre o nível estratégico e o nível operacional, a gerência recebe as informações da diretoria e pulveriza aos responsáveis, para que coloquem em prática o que foi determinado, como também são os responsáveis em monitorar se a sua respectiva área está em conformidade com o que foi estrategicamente solicitado pela diretoria;
Coordenação: Possui uma área ou um grupo de tarefas na sua responsabilidade em uma determinada área. ao qual recebe as informações da gerência e pulveriza aos seus subordinados, definindo e objetivando a eficácia na operacionalização do setor;
Supervisão: Responsável em monitorar a eficácia nas tarefas, objetivando que as metas de uma determinada tarefa ou área sejam alcançadas;
Analista: Geralmente o analista é responsável por uma determinada tarefa ou por grupos de tarefas, há empresas em que o analista é responsável por uma determinada área, desenvolvendo também as funções de gerencia, coordenação e supervisão;
Assistente: O assistente realiza uma atividade ou um conjunto de atividades, que compõem parte das tarefas realizadas pelos profissionais acima da sua posição na hierarquia, há empresas em que o assistente é responsável por um conjunto de tarefas em uma determinada área;
Auxiliar: O auxiliar fornece suporte para todos na área, como também poderá ter um foco apenas em uma determinada atividade, geralmente ele possuí tarefas mais ligadas em fornecer suporte ao analista e assistente;
Estagiário: O estagiário geralmente esta inserido na área ligada a sua formação acadêmica, ajudam muito a área em que estão, pois trazem novos conhecimentos que eles obtém da área acadêmica em que estudam, como também através do estágio, eles poderão desde já identificar a melhor área ou atividade que eles querem dar sequência para a sua carreira profissional;
Aprendiz: Iniciando no mercado de trabalho, o jovem aprendiz realiza atividades de apoio para todos na área, são motivados para que conheçam a área em que estão, assim esse conhecimento obtido poderá colaborar na sua escolha para o seu desenvolvimento e busca na área em que pretende atuar para a sua formação profissional.

Posts Relacionados

Sebrae Móvel atenderá a população entre os dias 18 a 22 de março

Alessandro Belcorso

Gestão de pessoas: A inovação para o sucesso da sua organização passa por aqui.

Patrick Monteiro

Qual curso você pretende realizar nesse ano?

Patrick Monteiro

DEIXE UM COMENTÁRIO