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27 de junho de 2019
Gilmara Eid - Nutrição - Momento Saúde Saúde

Tipos de Ômega 3: EPA, DHA e ALA

Há vários tipos de gorduras nos alimentos, algumas consideradas boas, como os ômegas 3. Algumas características na formação da estrutura química de uma gordura é o que vai definir se ela é ou não um ômega 3. O EPA, DHA e o ALA, são considerados os principais tipos de ômega 3 por serem os mais estudados pela comunidade científica. – EPA: (ácido eicosapentaenoico) é encontrado em alimentos de origem animal, como os peixes gordurosos e crustáceos. Sua ingestão regular promove vários benefícios para a saúde do coração. – DHA: (ácido docosa-hexaenoico) também é mais encontrado em alimentos de origem animal, porém, fornece mais benefícios para a saúde cerebral. – ALA: (ácido alfa-linolênico) é encontrado em alimentos de origem vegetal, porém, apesar de ser encontrado em grandes quantidades nesses alimentos, ele é menos aproveitado pelo nosso corpo. Após sua ingestão, nosso metabolismo o transforma em EPA ou DHA, mas a taxa dessa conversão é baixa, e por isso, muitas vezes o consumo apenas de ALA não é suficiente para suprir a demanda necessária de ômega 3 em nosso organismo.

Apesar de facilmente encontradas em peixes e vegetais, a suplementação pode ser indicada, afinal nossa alimentação atual ainda é muito pobre nos alimentos fontes de ômega 3 , portanto, a suplementação tem sido recomendada. Lembrando que é sempre importante buscar orientação de um nutricionista.

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