13 C
Osasco
20 de julho de 2019
Carreiras e Negócios

A vida é um trem, a carreira profissional é um vagão

Podemos comparar a vida como um trem, um dia chegará ao seu destino, nós somos o maquinista e estamos no controle do destino aonde iremos.
No nosso trem temos vários vagões, varia de pessoa para pessoa, temos o vagão da carreira profissional, dos amigos, dos hobbies, entre outros.
Deus já traçou a linha férrea para cada um, porém na viagem da vida temos bifurcações, nós escolhemos qual entroncamento iremos seguir, toda escolha gerará consequências futuras e devemos sempre decidirmos naquilo que é correto.
O carro principal, onde está o maquinista, é a nossa vida, caso ela não esteja bem, automaticamente os demais vagões serão impactados, nesse texto serei específico com o vagão relacionado a carreira profissional, ela é só uma parte de toda a composição, porém é através dela que provem os recursos financeiros, que colaboram para o nosso sustento e alguns sonhos dependem dele.
Considero dois elementos como base desse vagão: estudo e networking. É interessante estudarmos, seja um curso técnico, graduação, pós, entre outros, além dos conhecimentos que ajudarão no desempenho das nossas funções, atualmente o diploma não é mais o diferencial no mercado de trabalho, é requisito básico para o ingresso, lógico que existem exceções de acordo com a profissão. O segundo item, networking, a rede de relacionamentos muitas vezes ajudará mais do que a qualificação do indivíduo, hoje muitas das vagas de emprego são preenchidas pelos profissionais que foram indicados, essa rede será útil durante toda a carreira profissional, ela é constituída na faculdade, redes sociais e principalmente nas organizações.
Existem pessoas que passam a maior parte de suas vidas, focando nesse vagão, a carreira profissional massageia o ego de algumas pessoas, pode até funcionar como uma válvula de escape para reduzir o estresse, porém devemos viver, focar na família, amigos e ambientes que nos fazem bem, essa viagem é curta demais, existem outros vagões que merecem nossa atenção e que nos acompanharão por mais tempo nessa viagem, o trem não pode exceder a sua capacidade máxima, temos que respeitar o limite de vagões e peso, cada um tem o seu ritmo e deve saber até aonde consegue ir, na vida também devemos ter essa postura, temos que ter equilíbrio.
“Meu filho, guarde consigo a sensatez e o equilíbrio, nunca os perca de vista; trarão vida a você e serão um enfeite para o seu pescoço. Então você seguirá o seu caminho em segurança e não tropeçará; quando se deitar, não terá medo, e o seu sono será tranquilo.”
Provérbios 3 : 21-24

Posts Relacionados

A importância da liderança e das ferramentas de coaching e mentoring na organização

Patrick Monteiro

Sebrae Móvel atenderá a população entre os dias 18 a 22 de março

Alessandro Belcorso

A importância do networking.

Patrick Monteiro

DEIXE UM COMENTÁRIO