19.1 C
Osasco
22 de agosto de 2019
Gilmara Eid - Nutrição - Momento Saúde Opinião

Momento Saúde – Necessidades nutricionais para adolescentes

A adolescência é caracterizada pelo período de transição entre a infância e a vida adulta, ondem ocorrem intensas transformações anatômicas, fisiológicas e psicológicas e exige uma quantidade de energia necessária ao crescimento e desenvolvimento sadio.

 

Devido a isso a alimentação de um adolescente deve conter quantidades maiores de energia, vitaminas, minerais e proteínas, além de ser apropriada, saudável e balanceada em quantidade e qualidade de nutrientes.

Alimentos como carnes brancas, peixes, leite e derivados e ovos são ricos em proteínas, portanto não devem faltar na alimentação. Frutas e legumes também são importantes, pois são fontes de vitaminas e minerais importantes para o desenvolvimento.

Os adolescentes também precisam de quantidades maiores de cálcio, ferro e zinco para o crescimento e desenvolvimento ósseo e muscular e maturação, então alimentos como carnes em geral, laticínios e ovos são excelentes para suprir essa necessidade.

Exames laboratoriais periódicos são úteis para monitorar estoques de ferro, lipídeos e verificar a presença de doenças para garantir um crescimento e desenvolvimento saudável. Um nutricionista pode analisar as porcentagens de gordura e massa magra e criar um plano de alimentação equilibrado que consiga suprir todas as necessidades nesse estágio da vida.

Até a próxima dica da nutri!

Posts Relacionados

Água potável: direito da humanidade a ser preservado

Alessandro Belcorso

A importância da área de compliance

Patrick Monteiro da Cruz

Histórias do Velho Vamp: O dia em que comprei uma camisa do São Paulo por 25 mil reais

Vampeta

DEIXE UM COMENTÁRIO