22.3 C
Osasco
19 de fevereiro de 2020
Silvânio - Vinhos

Diferença entre vinho de mesa e vinho fino

Caro leitores, sou o mais novo colunista do site e, toda semana vou escrever sobre vinho e bebidas em geral.

Nesta primeira edição vamos abordar o tema: Diferença entre vinho fino e vinho de mesa.

Muitos degustadores iniciantes ficam confusos quando se deparam com o tema vinho de mesa e vinho fino

Eu vou explicar de maneira bem simples para que possam entender e adquirir vinhos que correspondem suas expectativas.

Para entender esta diferença, antes de tudo e preciso conhecer as origens e os tipos de uvas que produzem vinho fino e vinho de mesa.

Uva de mesa Rubi, Red Meire Bordeaux e outras, são adequadas para o consumo direto e na produção de suco. Tem casaca mais fina grão menores e se adapta a diversos terreno e clima

 Uva vitis vinífera europeia (uva fina) São adequadas para vinificação tem grão menores e cascas mais grossa, exige maior cuidado no cultivo e não se adapta a quaisquer terrenos e clima.

A grande maioria dos vinhos que temos a disposição no mercado é de uvas vitis vinífera. Tem uma grande variedade de uvas tais como: cabernet sanvignon, merlot, malbec e etc.. Estes vinhos custam mais caros, pois, exige maior cuidado dês do plantio das videiras ate a produção. Por isso o termo vinho fino.

Por outro lado, temos a espécie Rubi, Red Meire Bordeaux e etc.. Conhecidas como uvas de mesa ou americanas. Estas mais indicadas para a produção de sucos e para o consumo direto, têm características físicas e comportamento bem diferentes das uvas europeias, crescendo em condições distintas e gerando vinhos de aromas e sabores mais simples (vinho de mesa)

Se você quiser saber mais acessa o youtube e veja meus vídeos

Um forte abraço

Posts Relacionados

O processo da fabricação do vinho

Silvânio Lourica

A diferença entre o Chopp e a Cerveja

Alessandro Belcorso

DEIXE UM COMENTÁRIO