29.3 C
Osasco
18 de agosto de 2019
Carreiras e Negócios Educação

Qual curso você pretende realizar nesse ano?

Nunca é tarde para para voltar a estudar!

Um novo ano começando e várias pessoas com o sonho de retornarem aos estudos, atualmente trabalho em duas faculdades e nesse artigo irei compartilhar um pouco da minha experiência, explicar os detalhes das modalidades e tipos de ensino acadêmico atualmente existentes no Brasil.

1º, 2º e 3º Grau

Independente em qual grau você pretende continuar os seus estudos, vamos conhecer ou lembrar cada um deles:
Ensino fundamental: Compreende o 1º grau;

Ensino médio e técnico: Compreende o 2º grau;

Ensino superior (Graduação Tecnológica, Licenciatura, Bacharelado, Especializações, Mestrado, Doutorado, Pós-Doutorado): Compreende o 3º grau. Os cursos de Especializações, Mestrado, Doutorado;

Pós-Doutorado: não são 4º grau, pois é continuação do curso superior;

Cursos livres e cursos de extensão: Não fornecem nenhum título ou grau ao concluinte, apenas fornecem um breve conhecimento sobre determinado assunto, são cursos de curta duração, levando horas ou até meses para conclusão, normalmente são oferecidos nas faculdades, não é necessário o diploma de ensino superior e podem complementar os estudos dos discentes.

 

Biológicas, Exatas ou Humanas

Agora iremos conhecer ou lembrar das três grandes áreas do conhecimento:

Biológicas: Abrange os cursos direcionados para saúde e seus respectivos estudos, exemplo: Medicina, Enfermagem, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, entre outros;

Exatas: Abrange os cursos direcionados a formulas, cálculos e seus respectivos estudos, exemplo: Engenharias, Matemática, Ciências da computação, Química, entre outros;

Humanas: Abrange os cursos direcionados ao estudo da relação da humanidade com os meios aos quais vivem e interagem, proporcionado a resolução de conflitos e gerando bem-estar, exemplo: Administração, Direito, Pedagogia, Psicologia, Sociologia, entre outros.

 

Graduação Tecnológica, Licenciatura ou Bacharelado

Após escolher uma das três grandes áreas do conhecimento, iremos agora conhecer os tipos de graduações, atualmente existem três:

Graduação tecnológica: Geralmente curta duração de 2 anos, são cursos voltados para o mercado de trabalho, exemplo de cursos: Tecnólogo em gestão financeira, Tecnólogo em gestão de logística, Tecnólogo em marketing, Tecnólogo em recursos humanos, entre outros;

Licenciatura: Geralmente com duração de 3 a 4 anos, são voltados para a docência até o ensino médio, exemplo de cursos: Geografia, Ciências Biológicas, História, Matemática, entre outros. Existe também a possibilidade de cursar o Bacharelado, por exemplo cursar 4 anos de licenciatura em Geografia, após a conclusão, realizará mais algumas disciplinas, totalizando aproximadamente mais 1 ano de curso, dessa forma é obtido também o título de Bacharel, exemplo: Cursei 4 anos de licenciatura em Geografia, após a conclusão, cursei mais 1 ano das disciplinas do Bacharelado, após terá os títulos de Licenciado e Bacharel em Geografia, podendo lecionar no ensino médio e atuar no mercado de trabalho como Geógrafo;

Bacharelado: Geralmente com duração de 4 anos ou mais, são cursos voltados para a formação de profissionais para o mercado de trabalho, exemplo de cursos: Administração, Direito, Engenharia, Medicina, entre outros.

 

Pós-Graduação Lato Sensu (Especializações ou MBA) ou Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado, Doutorado ou Pós-Doutorado)

Após a conclusão do 3º grau, muitos graduados desejam prosseguir os seus estudos, atualmente temos os seguintes cursos:

Pós-graduação Lato Sensu: Curso de especialização, geralmente com duração de 6 meses até 2 anos, incluem também os cursos de MBA (Master of Business Administration), são cursos para quem pretende ou já é executivo). Em algumas áreas é permitido lecionar no ensino superior após a conclusão da especialização.
Observação: A partir de abril/2018, os matriculados nos cursos de especialização/MBA, não terão que realizar o trabalho de conclusão de curso.

Pós-graduação Stricto Sensu: São cursos voltados para pesquisa e docência no ensino superior, incluem o Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado (PhD), só podem serem cursadas após a conclusão da graduação:
Mestrado: Tem duração aproximada de 2 anos, isso varia conforme a disponibilidade do mestrando em ir às aulas para obtenção dos créditos necessários, é necessário a realização de uma dissertação para concluir o curso.

Existem o Mestrado acadêmico e o Mestrado profissional, ambos são Stricto Sensu, a diferença é que o profissional é mais focado no mercado de trabalho e normalmente são no período noturno, enquanto o Mestrado acadêmico é mais focado na formação de pesquisadores e as aulas são durante o período diurno. Ambos oferecem a titulação de Mestre e permitem a docência no ensino superior;

Doutorado: Conhecida como Phd, tem duração aproximada de 4 anos, geralmente é realizado após a conclusão do Mestrado, são raríssimos os casos com apenas a graduação ingressar diretamente no Doutorado. Ao finalizar o curso, é necessário a realização de uma tese;

Pós-Doutorado: Conhecida como pós-doc, tem duração aproximada de 1 ano, é realizado após a conclusão do Doutorado, sendo geralmente uma extensão do estudo realizado no Doutorado. Normalmente após a conclusão do curso é necessário a realização de um artigo cientifico.

Presencial, Semipresencial ou EaD

Hoje temos três formas para cursar a graduação: Presencial, semipresencial ou EaD.

Presencial: É o método tradicional, aulas de segunda a sexta-feira, dependendo do curso os horários das aulas são no período integral e haverá aulas aos sábados;

Semipresencial: O aluno utilizará principalmente o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), no AVA contém as aulas em formato de vídeos e textos para impressão e posterior estudo, sendo que esses conteúdos o aluno poderá acessar e estudar quando e aonde quiser. Nessa forma de ensino os professores gravam as aulas, os alunos terão o suporte de dois tutores, o tutor a distância que receberá e corrigirá as atividades enviadas pelos alunos na plataforma e juntamente com o tutor presencial, auxiliará os alunos no processo de aprendizagem. Já o tutor presencial auxiliara os alunos em sala de aula e aplicará as provas presenciais conforme cronograma das aulas. Geralmente os encontros são semanais, nesses encontros os alunos assistem as tele aulas na faculdade, todas as aulas já estão descritas no cronograma, e também obterão auxilio do tutor presencial, ou seja, caso o aluno não consiga assistir as tele aulas em casa, poderá assistir nos encontros presenciais na faculdade e terá o auxílio do tutor presencial;

EaD (100% a distância): O aluno utilizará principalmente o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), no AVA contém as aulas em formato de vídeos e textos para impressão e posterior estudo, sendo que esses conteúdos o aluno poderá acessar e estudar quando e aonde quiser, tendo auxílio apenas do tutor a distância que receberá e corrigirá as atividades enviadas pelos alunos na plataforma e auxiliará os alunos no processo de aprendizagem, não há encontros semanais na faculdade e tampouco tutor presencial, o comparecimento na faculdade normalmente são semestrais, para realização da prova presencial.

O curso semipresencial ou EaD são excelentes oportunidades para quem não tem muito tempo, ou mora longe da faculdade ou presente cursar simultaneamente vários cursos.

Atualmente o ensino semipresencial e a distância são apenas para os cursos de graduação e pós-graduação lato sensu (especializações e MBA). Atualmente no Brasil, o Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado só existem no ensino presencial. Independente da modalidade de estudo que será cursado (presencial, semipresencial ou EaD), até hoje nunca vi um diploma ou certificado de pós-graduação citar que o curso foi semipresencial ou a distância, os diplomas e certificados são iguais ao curso presencial.

Independente qual seja o seu sonho ou necessidade, comece o ano investindo na sua formação, tenha disciplina e dedicação que o sucesso será garantido.

Bons estudos!

Patrick Monteiro

 

Posts Relacionados

Araçariguama realiza parceria inédita com organização internacional do Reino Unido

Redação

SESI Jandira ganha patrono nesta sexta-feira, dia 12/4

Joyce Araújo

Diretores e supervisores de ensino também devem passar a ter aposentadoria especial no estado

Alessandro Belcorso

DEIXE UM COMENTÁRIO