17.6 C
Osasco
12 de agosto de 2020
Alexandre Frassini - Rango do Alê Opinião

Oficinas Gastronômicas, uma experiência gratificante

A pouco mais de dois anos comecei a ministrar oficinas gastronômicas. Como já disse aqui anteriormente, não tenho dificuldades de falar em publico, talvez por já ter subido em palcos com a banda de qual sou percussionista, o AllSapão ou em peças teatrais. Resolvi então criar essas palestras, mas tentando fugir um pouco do convencional. Então resolvi fazer essas palestras de forma criativa, interativa e principalmente cultural.

A primeira vez que apresentei a Oficina Gastronômica ,foi na APAE de Barueri. No cardápio o Baião de Dois. Elaborei então, um bate papo que contava um pouco da história do Baião, desde seu nome originário dos africanos, que não conseguiam falar Baiano e enrolavam a língua pronunciando um Baião. Um pouco do ritmo Baião, eternizado por Luiz Gonzaga, passando pela origem da Manteiga de Garrafa que é fabricada de forma artesanal, do Bacon, da Linguiça Calabresa e suas diferenças para a Linguiça Portuguesa e do Paio. Dos temperos, Chiumichurri e Açafrão. Do Arroz Parboilizado e do Feijão de Corda. E Finalizando com o Queijo Coalho, e curiosidades da Salsinha, Cebolinha e Coentro.


Tudo isso é contado e detalhado na preparação do prato. E ao final o tacho de Baião de Dois está pronto para todos se servirem.

É muito bacana a reação, participação e bate papo com o publico. Muitas vezes vem deles ideias e experiências que farão partes de outros pratos. Como sempre digo, a Cozinha esta sempre em movimento.


Outra oficina bacana que fiz, foi na Fundação Gol de Letra. Mais uma vez o Prato que escolheram foi o Baião de Dois. Percebi uma participação ainda maior do pessoal.

Agora estou preparando outro desafio que vai ser a oficina de Paella Caipira. O bacana desse prato é que ele é composto de mais de 20 ingredientes. Ou seja, tem muita curiosidade pra contar não é mesmo?

 

E tem muitas outras, como a Galinhada Mineira, Paella Vegetariana, Panquecas, Caldos, Tropeiro, Carreteiro e entre tantas outras.

Uma vez por mês estarei na Feira Cultural de Oz, fazendo um prato diferente e contando um pouco das curiosidades e sua história.

Caso queiram contratar a minha Oficina Gastronômica é só entrar em contato pelo WhatsApp 11 98646 8696.

Até a próxima,

 

Posts Relacionados

A Cozinha e a TV, um mundo diferente e interessante.

Alessandro Belcorso

Na semana da Mulher, Marvel chega com primeiro filme solo de uma de suas personagens femininas mais fortes

Francisco Rossi Jr.

Macarrão com Requeijão

Rango do Alê

DEIXE UM COMENTÁRIO