21.9 C
Osasco
22 de abril de 2019
Cidades Itapevi Saúde

Campanha de vacinação contra gripe começa hoje

A Prefeitura de Itapevi inicia hoje, a Campanha de Vacinação Contra a Gripe. Na primeira fase, a prioridade é para gestantes, puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto) e crianças de seis meses até cinco anos, 11 meses e 29 dias.

 

 

A partir do dia 22, a campanha será ampliada para idosos com mais de 60 anos, profissionais de saúde e professores da rede pública e particular (estes deverão apresentar o crachá ou holerite ao solicitarem a vacinação).

A vacinação acontece até o dia 31 de maio, o Dia de D será no dia 04 de maio em todo o País.

Em Itapevi, a vacinação acontece nas unidades básicas de saúde (UBS) e nas unidades de saúde da família (USF), das 9h às 15h. Também devem ser vacinados povos indígenas, pessoas privadas de liberdade (o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas) e os funcionários do sistema prisional, que integram o grupo prioritário de vacinação.

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que incluem pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar. Este público deve apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica. Este grupo deve se vacinar a partir do dia 22.

Na cidade, o público-alvo da campanha é de aproximadamente 50 mil pessoas – no Brasil, são cerca de 59 milhões de pessoas. A meta do Ministério da Saúde é vacinar, até o dia 31 de maio, pelo menos, 90% da população prioritária, considerada de risco para complicações por gripe.

Tomar a injeção anualmente é importante, porque a gripe pode ter consequências sérias, como pneumonia e infarto. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 650 mil pessoas morrem todos os anos em decorrência da gripe.

Alergia a ovo

A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. É importante procurar o médico para mais orientações.

Proteção

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam nos últimos anos no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS (Organização Mundial de Saúde) (H1N1; H3N2 e influenza B Victoria).

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

Para saber mais sobre a Campanha de Vacinação procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

 

SECOM/ Itapevi

Posts Relacionados

IPCA desacelera e fica em 0,33% em julho, diz IBGE

Alessandro Belcorso

Praça André Villafranca Assoni, de cara nova, recebe várias atividades nesse sábado

Alessandro Belcorso

GCM nas ruas combate o crime e reprime o tráfico de drogas

Alessandro Belcorso

DEIXE UM COMENTÁRIO