18.8 C
Osasco
25 de maio de 2019
Cidades Saúde Taboão da Serra

Cresce o número de trotes no Samu, só em 2018 foram 5.900 ligações indevidas

A Prefeitura de Taboão da Serra recebeu no ano passado 24 mil ligações e 24,5% desses atendimentos foram trotes, de acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

É crescente o número a cada ano, em 2017 a secretaria municipal de saúde registrou 4.961 trotes, já no ano de 2018 aumentou para 5.911. Segundo a Secretaria de Saúde de Taboão da Serra, Dra. Raquel Zaicaner, o ato ilegal acaba refletindo no atendimento do Samu.

Ressalta ainda que a pratica de trote é crime e o autor da ligação pode responder judicialmente por essa ação. Algumas cidades como Bagé, no Rio Grande do Sul já criou uma legislação especifica para punir essa prática. O valor da multa é de R$ 1,6 mil e, em caso de reincidência, o valor pode dobrar.

No Rio Grande do Sul as denúncias ocorrem dessa maneira: os agentes do Samu registram o número de origem do trote e, em seguida, enviam documento para a empresa prestadora de serviço telefônico que tem o prazo de um mês para retornar a solicitação e colocar o valor na conta do autor da ligação.

Atendimentos em Taboão da Serra

Na cidade em 2018, o Samu recebeu cerca de 37 mil ligações, uma média diária de 101 ligações diárias. Desse total, 24 mil foram chamadas para algum tipo de atendimento. 5.911 foram trotes e 6.959 ligações foram para orientações.

 

 

 

 

Posts Relacionados

Em jogo disputado, Osasco-Audax vence São Cristóvão Saúde/São Caetano

Jefferson Rolemberg Dias

Milhares de pessoas prestigiam a inauguração do Atacadão de Osasco

Jefferson Rolemberg Dias

Meio Ambiente realiza Eco Ação no sábado e domingo, 21 e 22/9

Alessandro Belcorso

DEIXE UM COMENTÁRIO