27.5 C
Osasco
23 de março de 2019
Cidades Saúde Taboão da Serra

Cresce o número de trotes no Samu, só em 2018 foram 5.900 ligações indevidas

A Prefeitura de Taboão da Serra recebeu no ano passado 24 mil ligações e 24,5% desses atendimentos foram trotes, de acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

É crescente o número a cada ano, em 2017 a secretaria municipal de saúde registrou 4.961 trotes, já no ano de 2018 aumentou para 5.911. Segundo a Secretaria de Saúde de Taboão da Serra, Dra. Raquel Zaicaner, o ato ilegal acaba refletindo no atendimento do Samu.

Ressalta ainda que a pratica de trote é crime e o autor da ligação pode responder judicialmente por essa ação. Algumas cidades como Bagé, no Rio Grande do Sul já criou uma legislação especifica para punir essa prática. O valor da multa é de R$ 1,6 mil e, em caso de reincidência, o valor pode dobrar.

No Rio Grande do Sul as denúncias ocorrem dessa maneira: os agentes do Samu registram o número de origem do trote e, em seguida, enviam documento para a empresa prestadora de serviço telefônico que tem o prazo de um mês para retornar a solicitação e colocar o valor na conta do autor da ligação.

Atendimentos em Taboão da Serra

Na cidade em 2018, o Samu recebeu cerca de 37 mil ligações, uma média diária de 101 ligações diárias. Desse total, 24 mil foram chamadas para algum tipo de atendimento. 5.911 foram trotes e 6.959 ligações foram para orientações.

 

 

 

 

Posts Relacionados

Prefeitura anunciou início de mais três  importantes obras na Saúde

Alessandro Belcorso

Câmara de Osasco aprova prêmio para servidores de destaque

Alessandro Belcorso

Prefeitura realiza limpeza em galerias na Av. Marginal do Cadaval

Joseane Martins

DEIXE UM COMENTÁRIO