19.7 C
Osasco
23 de fevereiro de 2019
Saúde

Volta às aulas: atenção especial a visão dos pequenos

Cada vez mais cedo, crianças e até bebês, estão tendo acesso ao uso da tecnologia, como manuseio de celulares, tablets, computadores, itens apontados de estar entre os principais culpados pelo aumento dos casos de miopia do mundo.

Este índice de deficiência visual é tão preocupante que a Organização Mundial de Saúde (OMS) começa a tratá-lo em alguns países como uma epidemia. A estimativa é que em 2020, cerca de 35% da população mundial seja míope e que em 2050, este número tenha alcançado 52%.

A miopia ocorre quando o globo ocular é demasiado grande ou porque o cristalino (a lente que se situa no olho) tem uma distância focal demasiada curta.

Uma das características comuns da miopia é ver mal de longe. “O míope vê claramente os objetos mais próximos e os objetos distantes não ficam nítidos. O fator genético é preponderante, mas não é o único nas causas para a miopia infantil. Se os pais são míopes, provavelmente os filhos também terão esta característica”, explica o optometrista Augusto Cesar Faria da Silva.

 

Sintomas

O especialista aponta que é preciso ficar atento a certos comportamentos da criança como: aproximar-se excessivamente os olhos ao caderno, livro, tv ou outro aparelho na tentativa de enxergar melhor, semicerrar os olhos para ver melhor, dores de cabeça frequentes, aparente falta de concentração e fadiga ocular. “Estes podem ser sintomas da miopia e se não forem tratados, tendem a piorar”, orienta Augusto Cesar.

A forma mais prática para corrigir a miopia é com o uso de óculos, cujas lentes irão adequar a refração da luz e fazer com que a imagem volte a ser focada.

Portanto, é fundamental realizar exames preventivos para tratar da saúde ocular. “Na volta às aulas pode-se incluir na sua lista escolar, um exame preventivo no optometrista, principalmente se os pais já tiverem notado alguns sintomas suspeitos na criança”, sugere Augusto Cesar.

 

Saiba mais

O optometrista (antigo oculista) é o profissional capacitado para realizar exames do olho, diagnosticar falhas de refração e prescrever óculos ou exercícios apropriados. Seu foco é no sentido da visão, corrigindo miopias, hipermetropias, astigmatismos sendo responsável pela saúde primária da visão.

 

Optometrista Augusto Cesar Faria

 – Graduado em Óptica e Optometria – Universidade Braz Cubas (UBC)

– Pós-graduado em Optometria Avançada (UBC)

– Pós-graduado em Neuro Optometria, visão binocular clínica (UBC)

 

Augusto César Faria da Silva
Optometrista

Posts Relacionados

Suspensa venda de vegetais congelados importados em todo território nacional

Redação

Outubro Rosa terá lançamento em Osasco no dia 2/10

Redação

Prefeito anuncia obras de manutenção e reparos em oito unidades de saúde

Redação

DEIXE UM COMENTÁRIO