14.9 C
Osasco
26 de maio de 2019
Barueri Cidades

Cidade Inteligente: Barueri recebe mais um prêmio em tecnologia 

 

A estante de troféus da Prefeitura de Barueri está ficando pequena, principalmente no espaço reservado aos prêmios ligados à tecnologia. Na noite de quarta-feira (dia 17), mais um chegou à coleção: o prêmio “As 100 + Inovadoras no Uso de TI” (Tecnologia da Informação) classificou o município em 37º lugar no ranking geral e em 2º lugar em sua categoria – Setor Público -, ficando à frente da Receita Federal, atrás apenas da Prefeitura de São Paulo.

 

O APP Barueri foi o case apresentado pela Coordenadoria de Inovação e Tecnologia (CIT), ligada à Secretaria de Finanças, no fórum IT Fórum Expo, realizado no Transamérica Expo Center pela IT Mídia em parceria com a PwC. O evento reúne e avalia projetos de TI que trouxeram impactos nos negócios de empresas brasileiras e classifica os 100 que mais se destacaram.

 

Na classificação geral, Barueri ficou à frente de gigantes como Bradesco (40ª posição), Dell (46ª) e CPFL Energia (68ª), por exemplo. O troféu foi entregue ao coordenador da CIT, Jonatas Randal. A CIT é a responsável pelas aplicações tecnológicas implantadas no município e vem acumulando prêmios ligados ao setor. “Ficamos muito felizes por Barueri ser reconhecida como um município que traz ferramentas de inovação por meio da tecnologia para melhorar a prestação de serviços às pessoas”, declarou Jonatas.

 

APP Barueri

O case apresentado, o APP Barueri, funciona como um canal efetivo de comunicação entre a população e a Prefeitura, desburocratiza processos e garante uma resposta às questões enviadas pelos munícipes. Ele reúne serviços inerentes a oito áreas: Saúde, Meio Ambiente, Segurança, Social e Governo, Cultura e Esporte, Educação, Transporte e Mobilidade Urbana e Habitação.

 

Nos últimos anos o aplicativo tem sido cada vez mais aprimorado. Dentre as melhorias figuram serviços como a consulta ao tempo de espera nos prontos-socorros da cidade, disponibilidade de medicamentos na Farmácia Central, agendamento de consulta on-line, vagas de emprego disponíveis na Casa do Trabalhador e o envio de ofícios intersecretarias, dentre outros.

 

Já foram realizados mais de 40 mil downloads do APP Barueri; por meio dele já foram registradas mais de 142 mil solicitações com a conclusão de mais de 104 mil delas. Além disso, já foram contabilizados cerca de 400 usuários com acesso simultâneo ao sistema, que disponibiliza 54 temas à população – número bem superior a aplicativos empregados por municípios bem maiores. O APP, inclusive, já rendeu mais prêmios à cidade, como o 1º lugar na categoria “Governança” no Prêmio Cidades Sustentáveis em 2017.

 

Aliz Lambiazzi / Fernando Foca

 

Posts Relacionados

Seu animalzinho poderá te acompanhar nos ônibus da cidade

Redação

Maternidade Amador Aguiar realiza 4.950 partos em um ano

Alessandro Belcorso

Controladoria Interna de Osasco participa do III Encontro da REPAC

Alessandro Belcorso

DEIXE UM COMENTÁRIO