20.7 C
Osasco
21 de maio de 2019
Cinema e TV

10 filmes com ótimos finais surpreendentes

Não tem jeito, por mais que a gente acompanhe com os olhos arregalados, alguns filmes sempre conseguem nos surpreender com o rumo que sua história segue. E nós adoramos isso!

 

Confira agora alguns dos melhores finais surpreendentes da história do cinema.

10. Os Infiltrados(The Departed, 2006)

departed

Não há dúvidas de que o diretor Martin Scorsese produz filmes excelentes, inegáveis obras de arte do início ao fim. Contudo, em Os Infiltrados, é o final do filme que chama mais a atenção. Com várias reviravoltas, o público fica incapaz de prever o que está por vir.

Trata-se da história de como a máfia irlandesa de Boston mantinha um agente infiltrado dentro do Departamento Policial. Por sua vez, a Polícia também infiltra um de seus homens na máfia. Ambos os infiltrados precisam correr contra o tempo para descobrir a identidade do outro, antes que sejam descobertos.

O porquê de ser surpreendente:

No fim, o chefe da máfia irlandesa morre em um tiroteio e seu informante é capturado pelo infiltrado da polícia. Ao que tudo indica, os “mocinhos” venceram. Porém, quando você está prestes a acreditar nisso, BUM!, matam o infiltrado da polícia e você descobre que havia mais um informante da máfia entre os policiais. Só isso já seria um plot twist interessante, mas não para aí. Novamente, quando você aceita que ele ia safar, BUM!, ele também é assassinado.

9. O Sexto Sentido (The Sixth Sense, 1999)

sixth sense

M. Night Shyamalan é um famoso diretor, conhecido pelo seu gosto de colocar grandes revelações e plot twists em seus filmes. O Sexto Sentido foi o filme que colocou seu nome no conhecimento público, principalmente graças ao seu final surpreendente (mesmo que hoje as pessoas praticamente já nasçam sabendo do que se trata).

O filme conta a história de Cole Sear (Haley Joel Osment), um garoto perturbado, atormentado pela sua habilidade única de ver os espíritos dos mortos. Ele então passa a receber a ajuda do Dr. Malcom Crowe (Bruce Willis), um frio psicólogo que também carrega sua própria dose de problemas.

O porquê de ser surpreendente:

É pouco improvável que você não saiba o final do filme, mas lá vai: Bruce Willis está morto o filme inteiro.

8. O Grande Truque (The prestige, 2006)

prestige

Continuando na linha de diretores que adoram filmes com finais surpreendentes, agora é a vez de Christipher Nolan. Por mais que essa não seja sua característica principal, Nolan possui alguns filmes que caem nessa categoria, como Amnésia (Memento, 2000), Interestelar (Interstellar, 2014), e o escolhido para esta lista, O Grande Truque.

O filme conta a história de Robert Angier e Alfred Borden, dois rapazes do fim do século XIX que trabalhavam como ajudantes de um mágico. Um dia, Borden faz um nó diferente nos pulsos da esposa de Angier, que também fazia parte do show, escapando de um tanque de água. Dessa vez, no entanto, ela não consegue escapar e morre afogada. A partir de então, Angier e Borden se tornam inimigos e cada um segue o seu caminho como ilusionista, e assim começa uma intensa história de rivalidade.

O porquê de ser surpreendente:

Para poder superar os truques de Borden, Angier conquista a ajuda de Nikola Tesla, que constrói para o ilusionista uma máquina que capaz de cloná-lo. A máquina criava um clone para além da plateia, enquanto que o original era mandado para debaixo do palco, onde morria afogado. Borden encontra o Angier afogado e é pego nesse instante. Culpado pela morte de Angier, Borden é condenado à forca. Quando Angier pensa finalmente ter vencido o rival, é revelado que Borden tinha um irmão gêmeo, com quem revesava sua identidade. Borden então mata Angier, dando fim as clonagens e ao show do ilusionista. 

7. Psicose (Psycho, 1960)

psycho

Um filme clássico para mostrar que os plot twists e finais surpreendentes sempre estiveram presentes na história do cinema. Psicose é um filme do diretor Alfred Hitchcock, e é considerado uma de suas maiores obras.

O filme conta a história de uma secretária de Phoenix que foge com $ 40,000 de um dos clientes da empresa que trabalha. Durante sua fuga, ela se hospeda em um isolado motel à beira da estrada. Lá ela conhece o gerente do motel, um tímido homem que sofre com a presença de sua mãe dominadora.

O porquê de ser surpreendente:

Para começo de conversa, chega na metade do filme a protagonista, repito, a PROTAGONISTA morre e nunca mais vemos ela de novo. Só isso já seria surpresa o suficiente, mas as coisas só ficam cada vez mais inesperadas. No final, descobrimos que a mãe de Norman Bates está morta há anos e seu corpo é mantido no porão. Também é revelado que Norman é o assassino, e que se vestia como a mãe para matar. 

6. Corra! (Get Out!, 2017)

get out

Dos clássicos para um exemplo mais recente.

Corra! é um filme de suspense cujo protagonista é um jovem negro que namora uma garota branca. Ambos viajam para o interior, onde passarão o fim de semana na casa da família da namorada. Contudo, algo não parece certo.

O porquê de ser surpreendente:

O filme brinca com as expectativas do público. O que a princípio parece ser um grupo secreto de racistas que sequestram e escravizam jovens negros, logo se torna algo ainda mais sinistro. O controle sobre os jovens é completo e vai além da escravidão. Eles são sequestrados para serem os recipientes para a mente dos membros desse grupo, que passam a controlar os corpos dos jovens como se fossem seus. 

5. Oldboy (올드보이, 2003)

oldboy

Este filme sul-coreano de ação e mistério com certeza possui um dos finais mais impactantes do gênero. Os últimos momentos do filme são tão impactantes que são capazes de deixar o público sem reação, olhando em choque para a tela escura enquanto os créditos sobem.

Em certa noite de bebedeira, Oh Dae-su é sequestrado e aprisionado em um misterioso quarto de hotel, de onde é incapaz de sair ou ver quem são seus captores. Tão misteriosamente quanto foi capturado, Oh Dae-su é libertado quinze anos depois. Porém, dessa vez é dado a ele uma missão: em um prazo de cinco dias, deverá descobrir o motivo de ter sido aprisionado.

O porquê de ser surpreendente:

Depois de muito esforço e violência, Dae-su descobre que foi Woo-jin Lee, um antigo colega de escola, o responsável pela sua prisão. Dae-su descobre que foi o responsável pelo suicídio da irmã de Woo-jin, e que Mi-do, a jovem que o estava ajudando em sua busca e com quem estava apaixonado é sua filha. Para se desculpar para Woo-jin, Dae-su se humilha e até mesmo corta sua própria língua. Por fim, Dae-su tenta apagar sua própria memória para ter um relacionamento feliz com Mi-do, mas fica a dúvida se realmente não se lembra de nada. Ou seja, o final é uma porrada atrás da outra! 

4. O Império Contra-Ataca (Star Wars: Episode V – The Empire Strikes Back, 1980)

the empire strikes back

Star Wars é uma das franquias de filmes mais conhecidas do mundo. Porém esse é o seu status hoje em dia. Apesar de ser um sucesso sem precedência, Star Wars ainda era relativamente novo quando o Império Contra-Ataca estreou em 1980, e ninguém sabia exatamente o que esperar da sequência do filme original.

Em O Império Contra-Ataca, vemos a continuação da guerra entre o Império e os Rebeldes, com uma vitória para os inimigos em Hoth, o planeta gelado. Acuados, Luke começa seu treinamento Jedi com Yoda, enquanto que seus amigos são caçados por Darth Vader.

O porquê de ser surpreendente:

“Não, eu sou o seu pai.” Essas foram as palavras que mudaram tudo e mostraram que Star Wars era mais complexo e surpreendente que aparentava ser. Hoje em dia, praticamente todo mundo já sabe disso, porém na época em que o filme foi lançado, a informação de que Darth Vader e Luke eram pai e filho pegou o público de surpresa.

3. Planeta dos Macacos (Planet of the Apes, 1968)

planet of the apes

Mais um filme clássico, baseado em um livro com um final igualmente surpreendente (embora não exatamente igual).

Em Planeta dos Macacos, Charlton Heston é um astronauta em missão que cai em um planeta desconhecido em que a sociedade dominante são símios super-inteligentes, enquanto os seres humanos são mudos, oprimidos e escravizados.

O porquê de ser surpreendente:

O filme todo faz parecer que o personagem de Charlton Heston foi parar em um planeta desconhecido, mas não é bem assim. Na última cena do filme, ele percebe que o planeta é, na verdade, a Terra, a mesma Terra de onde ele veio, porém vários anos no futuro. Tudo isso deduzido através da imagem Estátua da Liberdade enterrada na areia da praia.

2. Clube da Luta (Fight Club, 1999)

fight club

Se você já viu esse filme, você sabe como é difícil falar dele sem revelar muito da história, até porque a primeira regra do Clube da Luta é: você não fala sobre o Clube da Luta!

O filme conta a historia de como um trabalhador de escritório com problemas para dormir conhece um carismático vendedor de sabão, o que muda completamente a sua vida.

O porquê de ser surpreendente:

É quase impossível acreditar que alguém que tenha visto esse filme pela primeira vez tenha percebido que Edward Norton e Brad Pitty eram a mesma pessoa. Como se não bastasse serem a mesma pessoa, ainda temos um tiro na cabeça e a várias explosões destruindo prédios pela cidade. Isso que é final surpreendente e de impacto!

1. Os Suspeitos (The Usual Suspects, 1995)

the ususal suspects

Os Suspeitos é o típico filme cuja história tem outro significado ao ser assistido uma segunda vez, sabendo o real significado de tudo o que está acontecendo.

Toda a história do filme é contada do ponto de vista de Verbal Kint, o único sobrevivente de um tiroteio que aconteceu em um navio, e do envolvimento de cinco suspeitos que a polícia tinha em vista.

O porquê de ser surpreendente:

Verbal passa o filme inteiro contando a história e de como um grande criminoso, o lendário Keyser Söze, se envolvia nela. Contudo, Verbal é um narrador que não se pode confiar, não apenas ele engana a polícia e sai andando da delegacia, livre de acusações, como também engana a audiência. Verbal não é o personagem inofensivo que aparenta ser, mas sim o impiedoso Keyser Söze.

fonte – Matheus Barbosa – Aficionados

Posts Relacionados

Na semana da Mulher, Marvel chega com primeiro filme solo de uma de suas personagens femininas mais fortes

Francisco Rossi Jr.

Sony anuncia planos de novos filmes em parceria com Marvel

Alessandro Belcorso

Cinema – Capitã Marvel é a maior estreia da semana

Alessandro Belcorso

DEIXE UM COMENTÁRIO