22.2 C
Osasco
4 de julho de 2020
Cultura Osasco

“Escola do Parlamento” ajuda a capacitar servidores em Osasco

Diretor Roberto Delphino Júnior faz balanço das ações promovidas nos últimos meses

Em menos de um ano de atuação, a Escola do Parlamento de Osasco (EPO) promoveu uma verdadeira revolução no ambiente corporativo do Poder Legislativo osasquense, graças à realização de palestras, cursos, treinamentos e convênios voltados aos servidores da Casa, vereadores e ao público em geral.

O Diretor da EPO, Professor Roberto Delphino Júnior, fez um balanço das atividades e classificou a atuação da Escola como bastante produtiva.

Mesmo com as políticas de austeridade implantadas pela atual gestão da Câmara de Osasco, Delphino tem conseguido trazer profissionais renomados para ministrar cursos e palestras, a custo praticamente zero.

“Sei das nossas dificuldades financeiras e, por isso, tenho colocado parceiros e amigos palestrantes na condição de serem propagados pela Associação Paulista das Escolas do Legislativo e pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo, para outros municípios e outros estados, para que venham gratuitamente para cá”, explica.

A Escola do Parlamento de Osasco está só começando em Osasco, mas já trouxe palestrantes do quilate de Leila Navarro e se empenha agora para trazer o renomado Mário Sérgio Cortella. O trabalho não para e Delphino está se programando para, juntamente com sua equipe, atender as principais demandas dos gabinetes e departamentos da Câmara, no que diz respeito a treinamentos e capacitação. A ideia é criar um sistema para que todo o andamento dos serviços possa andar automaticamente, de acordo com as necessidades de cada setor junto à EPO.

Roberto Delphino relembrou o processo de construção da Escola do Parlamento, que teve a primeira atividade em janeiro, com um treinamento sobre Gestão de Patrimônio, enfatizando a necessidade de os servidores zelarem pelo patrimônio da Câmara, que é um bem público.

Depois, Delphino deu início à formação da equipe da EPO, aproveitando os recursos humanos disponíveis na Casa. “A Escola não tinha nenhuma estrutura montada quando eu cheguei, daí fomos construindo, com o auxílio do setor de RH”, relembra.

Hoje a equipe da EPO é composta pelo Analista de Recursos Humanos, Jonas Miranda, pela Pedagoga Aparecida Silva e pelo Bibliotecário Eduardo Lara Leitão. Todos são servidores concursados e auxiliam Delphino na metodologia de captação de cursos e treinamentos.

PRINCIPAIS REALIZAÇÕES

O curso “Português para Uso Profissional – Facilitando a Escrita” foi a primeira atividade da Escola do Parlamento de Osasco voltada à capacitação dos servidores e aconteceu no mês de abril. As aulas foram ministradas pelo Professor Ráriton Cassoli, servidor concursado da Câmara, que também atua como docente.

Também em abril, a EPO fez um trabalho de prospecção em faculdades para oferecer cursos com descontos de até 50% na Anhanguera e UniFieo, além de um programa vantajoso de cursos de pós-graduação na FAVENI.

Em maio, a EPO realizou um treinamento sobre licitação e contratos, voltado aos servidores da Casa, e ministrado pelo próprio Roberto Delphino Júnior.

A palestra “Câmara Municipal no contexto da República Federativa do Brasil”, ministrada pelo desembargador aposentado Dr. Franco Cocuzza, foi a atividade de inauguração oficial da EPO. O evento aconteceu em abril e foi aberto ao público.

Em julho, a Escola do Parlamento trouxe o especialista em previdência, Dr. Joel Rocha, para ministrar uma palestra sobre o tema. Em seguida, o tema em debate foram as “Fake News”, em palestra proferida pelas jornalistas Suzy Gasparini e Rosa Symanski. Depois, a representante da Fundação Pró-Sangue, Dóris Sandoval Lavorat, fez uma preleção sobre doação de sangue, dentro da campanha Junho Vermelho, em parceria com a EPO. Os três eventos foram abertos ao público.

Neste mês de agosto, a Escola do Parlamento está promovendo o curso de iniciação política, voltado para alunos da rede pública osasquense e funcionários da Câmara. A ação é uma parceria com o Instituto Konrad Adenauer.

Posts Relacionados

Circuito rápido de xadrez chegou com uma boa premiação

Alessandro Belcorso

Procuradoria da Mulher acompanha casos de violência doméstica na quarentena

Redação

Prefeitura cria grupo para tratar sobre moradia de interesse social

Redação

DEIXE UM COMENTÁRIO