21.8 C
Osasco
14 de dezembro de 2019
Cultura Osasco

“Escola do Parlamento” ajuda a capacitar servidores em Osasco

Diretor Roberto Delphino Júnior faz balanço das ações promovidas nos últimos meses

Em menos de um ano de atuação, a Escola do Parlamento de Osasco (EPO) promoveu uma verdadeira revolução no ambiente corporativo do Poder Legislativo osasquense, graças à realização de palestras, cursos, treinamentos e convênios voltados aos servidores da Casa, vereadores e ao público em geral.

O Diretor da EPO, Professor Roberto Delphino Júnior, fez um balanço das atividades e classificou a atuação da Escola como bastante produtiva.

Mesmo com as políticas de austeridade implantadas pela atual gestão da Câmara de Osasco, Delphino tem conseguido trazer profissionais renomados para ministrar cursos e palestras, a custo praticamente zero.

“Sei das nossas dificuldades financeiras e, por isso, tenho colocado parceiros e amigos palestrantes na condição de serem propagados pela Associação Paulista das Escolas do Legislativo e pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo, para outros municípios e outros estados, para que venham gratuitamente para cá”, explica.

A Escola do Parlamento de Osasco está só começando em Osasco, mas já trouxe palestrantes do quilate de Leila Navarro e se empenha agora para trazer o renomado Mário Sérgio Cortella. O trabalho não para e Delphino está se programando para, juntamente com sua equipe, atender as principais demandas dos gabinetes e departamentos da Câmara, no que diz respeito a treinamentos e capacitação. A ideia é criar um sistema para que todo o andamento dos serviços possa andar automaticamente, de acordo com as necessidades de cada setor junto à EPO.

Roberto Delphino relembrou o processo de construção da Escola do Parlamento, que teve a primeira atividade em janeiro, com um treinamento sobre Gestão de Patrimônio, enfatizando a necessidade de os servidores zelarem pelo patrimônio da Câmara, que é um bem público.

Depois, Delphino deu início à formação da equipe da EPO, aproveitando os recursos humanos disponíveis na Casa. “A Escola não tinha nenhuma estrutura montada quando eu cheguei, daí fomos construindo, com o auxílio do setor de RH”, relembra.

Hoje a equipe da EPO é composta pelo Analista de Recursos Humanos, Jonas Miranda, pela Pedagoga Aparecida Silva e pelo Bibliotecário Eduardo Lara Leitão. Todos são servidores concursados e auxiliam Delphino na metodologia de captação de cursos e treinamentos.

PRINCIPAIS REALIZAÇÕES

O curso “Português para Uso Profissional – Facilitando a Escrita” foi a primeira atividade da Escola do Parlamento de Osasco voltada à capacitação dos servidores e aconteceu no mês de abril. As aulas foram ministradas pelo Professor Ráriton Cassoli, servidor concursado da Câmara, que também atua como docente.

Também em abril, a EPO fez um trabalho de prospecção em faculdades para oferecer cursos com descontos de até 50% na Anhanguera e UniFieo, além de um programa vantajoso de cursos de pós-graduação na FAVENI.

Em maio, a EPO realizou um treinamento sobre licitação e contratos, voltado aos servidores da Casa, e ministrado pelo próprio Roberto Delphino Júnior.

A palestra “Câmara Municipal no contexto da República Federativa do Brasil”, ministrada pelo desembargador aposentado Dr. Franco Cocuzza, foi a atividade de inauguração oficial da EPO. O evento aconteceu em abril e foi aberto ao público.

Em julho, a Escola do Parlamento trouxe o especialista em previdência, Dr. Joel Rocha, para ministrar uma palestra sobre o tema. Em seguida, o tema em debate foram as “Fake News”, em palestra proferida pelas jornalistas Suzy Gasparini e Rosa Symanski. Depois, a representante da Fundação Pró-Sangue, Dóris Sandoval Lavorat, fez uma preleção sobre doação de sangue, dentro da campanha Junho Vermelho, em parceria com a EPO. Os três eventos foram abertos ao público.

Neste mês de agosto, a Escola do Parlamento está promovendo o curso de iniciação política, voltado para alunos da rede pública osasquense e funcionários da Câmara. A ação é uma parceria com o Instituto Konrad Adenauer.

Posts Relacionados

SESC Osasco tem uma programação especial, de outros carnavais

Alessandro Belcorso

2º Festival de Dança Cigana acontecerá domingo(02/09)

Alessandro Belcorso

Fundo Social entrega certificados aos alunos do Espaço Mãos do Futuro

Joyce Araújo

DEIXE UM COMENTÁRIO