15.1 C
Osasco
10 de agosto de 2020
Cidades Itapevi

Guarda de bike? Se funcionar é válido!

A GCM (Guarda Civil Municipal) de Itapevi iniciou na segunda-feira (13) o curso do programa “Bike Patrulha” para agentes de segurança da corporação. O curso acontece até a próxima sexta-feira (24) e servirá para que os guardas implementem na cidade uma nova modalidade de policiamento preventivo e comunitário.

No dia 5 de setembro serão entregues as bicicletas ao efetivo e lançado o programa – durante a solenidade de 21 anos de aniversário da GCM de Itapevi – para o início da modalidade de patrulhamento. A Prefeitura já recebeu seis bicicletas e utilizará quatro. Duas delas ficarão na reserva técnica da corporação.

Inicialmente, as bicicletas serão utilizadas para patrulhamento no Centro expandido da cidade englobando as seguintes vias: Avenida Presidente Vargas, Cesário de Abreu, Rubens Caramez e o Corredor Oeste Metropolitano.

“A modalidade é muito eficaz porque alia o conceito de policiamento preventivo e comunitário, onde há maior proximidade do agente policial com o cidadão, além de permitir um rápido suporte e assistência em casos de emergência diante da criminalidade. Isso permitirá a GCM de Itapevi estar cada vez mais próxima da população”, afirma o comandante da GCM, Humberto Araújo.

O curso tem carga horária total de 52 horas. Deste total, 40 delas serão de treinamento no Centro de Formação de Itapevi e as outras 12 horas distribuídas no Centro de Formação de Osasco e no 22° Batalhão Logístico Leve do Exército, em Barueri.

Os GCMs de Itapevi recebem instrução sobre as disciplinas de Condutas de Patrulhamento com Bicicleta; Técnicas Operacionais; Armamento, Munição e Tiro e Manutenção de Bicicleta.

Atualmente, a GCM conta com 231 agentes em seu efetivo, dentre homens e mulheres. A GCM efetua patrulhamento de rotina a pé, com uso de veículos e motocicletas. A corporação conta com unidades de Patrulha Preventiva, Ronda Escolar, Patrulha de Trânsito, Patrulha Maria da Penha (em cooperação com a Delegacia da Mulher) e Rondas Ostensivas com Motocicletas (ROM).

Em caso de emergência, a GCM pode ser acionada pelo telefone 199 (24 horas).

Mais investimentos

Em fevereiro deste ano, no mesmo evento da entrega das 38 novas viaturas, a GCM realizou a formatura da primeira turma da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), uma unidade especial da Guarda Civil Municipal composta por 35 agentes da corporação. Ao todo, na época, foram 23 carros e 15 motocicletas. Também foram entregues 20 pistolas semiautomáticas modelo 58F e quatro armas longas calibre 36 modelo T14, além de novos fardamentos para os agentes da GCM. Ainda em julho deste ano, a Prefeitura entregou 231 novas jaquetas impermeabilizantes e seis espingardas calibre 12 para uso exclusivo de agentes de segurança.

Posts Relacionados

Prefeitura de Osasco dá início ao programa Jovem Aprendiz

Alessandro Belcorso

Oportunidade de emprego na White Martins

Alessandro Belcorso

Carapicuíba abre 1000 vagas para cursos de qualificação de jovens. O selecionado receberá Bolsa Auxílio de R$ 500

Alessandro Belcorso

DEIXE UM COMENTÁRIO