22.6 C
Osasco
17 de agosto de 2019
Carapicuiba Cidades

Sábado tem ‘Dia D’ de vacinação em todas as UBS de Carapicuíba

Vacinas contra paralisia infantil e sarampo estarão disponíveis em todas as unidades de saúde básica

Neste sábado (18) acontece o Dia de Mobilização Nacional contra a paralisia infantil (poliomielite) e o sarampo. Em Carapicuíba, crianças de 1 a 4 anos de idade poderão ser vacinadas em qualquer unidade de saúde básica (UBS e USF) ou no Rotary Club (Av. Sandra Maria, 501 – Centro), no período das 9 às 16 horas.

Todas as crianças dessa faixa etária devem ser imunizadas, inclusive as que já receberam as vacinas. Em caso de nenhuma dose contra poliomielite, a criança irá tomar a vacina injetável, mas se já recebeu uma ou mais doses, deve tomar a vacina oral (famosa “gotinha”). Crianças que tenham recebido as doses injetáveis contra sarampo e poliomielite nos últimos 30 dias podem tomar apenas a vacina em gotas.

A campanha de vacinação vai até o dia 31 de agosto em todas as unidades de saúde básica, de segunda a sexta-feira, a partir das 10 horas. Os pais e responsáveis devem apresentar RG, cartão SUS e caderneta de vacinação da criança.

Paralisia Infantil e sarampo

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil e pólio, está erradicada no Brasil desde 1990. Porém, a doença pode reaparecer, devido à baixa cobertura vacinal em alguns municípios do país.

O sarampo também é uma doença contagiosa, transmitida pelo contato direto com secreções bucais. Os principais sintomas são: febre, dor de cabeça, manchas vermelhas no corpo e manchas brancas na mucosa da boca.

As vacinas são a única forma de prevenção. Para interromper os surtos de sarampo e manter a erradicação da poliomielite, é essencial que os pais e responsáveis atualizem a caderneta de vacinação das crianças.

Posts Relacionados

Dançarinos embuenses Vitor e Maycon vencem competição nos Estados Unidos

Jefferson Rolemberg Dias

Proerd forma alunos da rede municipal

Jefferson Rolemberg Dias

Prefeitura entrega 141 títulos aos moradores do Loteamento Santa Maria

Jefferson Rolemberg Dias

DEIXE UM COMENTÁRIO